WWW.CARDIOESSENTIALS.COM.BR

Mulheres na liderança em saúde: desafios?

Há cerca de 1 século, as mulheres vem ganhando espaço gradativamente no mercado de trabalho. Mas ainda enfrentam desafios?

Quinta, 24 de março de 2022


Estamos no final do mês de março, "mês das mulheres". Dizem que o ano de 2022 é o ano do "empoderamento feminino"...vemos diversos movimentos e cursos sobre "Mulheres na liderança"e "Desenvolvimento de habilidades femininas para alcançar sucesso".

Porém, ainda vemos mulheres que se anulam ou permitem ser anuladas no trabalho ou no relacionamento...

E na área da saúde e no mundo corporativo não é diferente. Diversos artigos mostram que a área da saúde é desafiadora e ainda resistente em aceitar mulheres em cargos de liderança. Mas por quê?

Podemos elencar alguns fatores que contribuem para isso:

-forma de pensar dos responsáveis por promoções: líderes de saúde tradicionalmente são homens. Será que realmente mulheres não correspondem à imagem de um líder de topo?

-áreas operacionais e estratégicas são classicamente consideradas masculinas.

-a profissão médica ainda é uma profissão de gênero, por muito tempo masculina.

E agora? Simplesmente aceitamos, sentamos e esperamos?

Talvez adotar um planejamento estratégico seja mais inteligente e interessante, começando pelo auto-conhecimento.

Conhecer seus pontos fracos e fortes, e desenvolvê-los. "Devemos ser líderes de nós mesmos, antes de ser líder de outros", como me disse um grande professor.

Trilhar seu próprio caminho, se reinventar e sair fora da caixa é libertador. Tanto profissional quanto na vida pessoal. Vale a pena tentar, é meu #ficaadica.

Buscar inovação!!! Seja incremental, disruptiva!!! Aliás, as estratégias disruptivas são as melhores, que vem para "arrebentar" e mudar tudo.

Mudar a mentalidade é fundamental. Não adianta ter as habilidades (famosas "skills", soft skills, tão faladas hoje) certas, e não mudar o pensamento...

Vamos enxergar os desafios de maneira diferente, encarar a real que as desigualdades existem (e não pintar o mundo de cor de rosa) e criar janelas de oportunidades!

Ref:

1.Liss et al. Exploring the Challenges Facing Women Leaders in Health Care. Harvard School of Public Health 2018.

2. Mousa et al. Advancing women in healthcare leadership: A systematic review anda meta-synthesis of multi-0sector evidence on organizational interventions. The LANCET Discovery Science, vol.39. 2021. DOI:https://doi.org/10.1016/j.eclinm.2021.101084

voltar